Processo de Compra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transferência de Fundos

A transferência de fundos para a compra do imóvel deverá ser feita dentro das regras do Banco Central do Brasil. Uma conta bancária deverá ser aberta em nome da pessoa que efetuará a transferência. Esta pessoa deverá ser aprovada pelo Banco Central para transferir os fundos para sua conta no exterior. Nenhum imposto é devido para transferência, nem por parte dos Estados Unidos, nem pelo Brasil.

 

Existem empresas que processam esta transferência. Além dos bancos comerciais de seu relacionamento, indicaremos uma empresa, MONEYCORP, que executa este tipo de transferência com muito profissionalismo e com uma taxa de câmbio bem competitiva, e todo o auxilio em português pela Juliana Scolari.

 

 

 

Processo de Compra

Ao escolher o imóvel, executamos uma oferta formal (contrato) com as condições da compra, como data do fechamento (no caso de compra a vista de 15 a 30 dias, no caso de financiamento de 30 a 60 dias), valor total da compra, valor do depósito (geralmente de 5 a 10% do valor da compra), tipo de financiamento (para compras financiadas), prazos de vistoria e inspeções, condições do imóvel e outras condições (que variam em cada caso). Este contrato deverá ser assinado e encaminhado junto com o valor do depósito, comprovante de fundos (compra à vista) ou pré-aprovação do financiamento.

 

Quando a oferta é aceita, fazemos uma inspeção do imóvel, para garantia de que o mesmo está nas condições desejadas. O custo desta inspeção varia em função do tamanho do imóvel e da dificuldade do trabalho (geralmente de $300 a $750) e deverá ser paga pelo comprador. E a transferência de divisas deverá ser efetuada neste período, para que o fechamento seja feito na data marcada.

 

Caso haja algum problema com a inspeção ou com o estudo da escritura, a compra não será efetuada e, ou retificamos e renogociamos os custos, ou o depósito será devolvido. Caso o comprador não cumpra as datas, ou desista sem motivo contratual, o depósito fica com o vendedor.

 

 

 

Custos para o Comprador

O custo de uma transação imobiliária varia em função de vários fatores. Este custo é o somatório de taxas cobradas pela companhia de títulos, impostos, condomínio, taxas cobradas pela instituição financeira (no caso de financiamento) e outras pequenas taxas para processamento de documentos. Estes custos somados são em média 2% do valor da compra no caso de compra à vista, e cerca 7% no caso de financiamento.

 

 

 

Financiamento

O financiamento para estrangeiros, no momento, está disponível por algumas instituições financeiras nas seguintes condições:

 

  • O valor da entrada é de 30 a 40% e o restante financiado em até 30 anos com juros entre 4.5 e 5.5% ao ano, dependendo do pacote aprovado.

 

  • O aplicante deverá ser aprovado pelo banco e as condições podem variar em função da instituição financeira, do histórico de crédito e da renda do comprador, e também do tipo e estado do imóvel. Nem todos os imóveis se qualificam para financiamento.

 

 

 

Tipos de Venda

Existem 3 tipos de venda, encontrada nas listagens no canto superior direito das opções que lhe mandarei e denominada “SPECIAL SALE”.

 

  • SHORT SALE - É uma venda onde o proprietário deve ao banco mais que o valor do imóvel e decide encontrar um comprador. Este tipo de venda pode levar até 6 meses para se concretizar, pois o banco deverá aprovar a compra e perdoar a diferença devida. Sempre existirá algumas taxas e impostos que o proprietário deixou de pagar e deverão ser pagas pelo comprador. Neste tipo de vendas encontraremos os melhores preços.

 

  • REO - BANK OWNED - O imóvel já foi retomado pelo banco, que o coloca à venda, geralmente um pouco abaixo do mercado. Sempre precisa de algum reparo e muitas vezes acontece uma espécie de leilão, devido ao preço estar baixo do mercado.

 

  • NONE - Venda normal direto do proprietário, vale qualquer tipo de negociação e oferta. 

 

 

 

 

MINHA RESPONSABILIDADE

Meu trabalho é assessorar durante o processo da compra, buscando e escolhendo o imóvel, esclarecendo dúvidas, fornecendo aconselhamento imobiliário no âmbito físico da construção, de equipamentos e do investimento financeiro, auxiliando em todas as etapas como abertura de contas bancárias e, caso necessário, indicação de advogados, contadores e profissionais de manutenção e limpeza, defendendo seus interesses em todos os sentidos. E após a compra, caso este seja o intuito de seu investimento, administramos o aluguel e mantemos seu imóvel em perfeito estado.

Corretagem

O sistema de corretagem de imóveis na Flórida é um pouco diferente do Brasil. Aqui quase sempre são uilizados dois profissionais envolvidos com uma venda/compra de imóveis, um para defender os interesses do vendedor e o outro do comprador.

 

Geralmente, salvo negócios comercias ou negociações pré-estabelecidas, o vendedor é responsavel pelo pagamento da comissão na transação, e a mesma será dividida entre o corretor do comprador e o corretor do vendedor.

 

O banco de dados geral que lista as propriedades disponíveis é de acesso a todos os corretores associados ao MLS (sitema de listagem), portanto não é necessário e é antiético trabalhar com mais de um corretor em uma determinada transação.

 

A empresa que trabalho, MS Land & Building, cobra apenas uma taxa única fixa de $495 por transação destinada a custos de processo de documentação, esta taxa deverá ser paga pelo cliente, comprador ou vendedor.