Você precisa de um contador nos Estados Unidos?

 

Diferença entre CPA e EA – Profissionais de contabilidade e Impostos nos Estados Unidos

 

Existe alguma diferença entre um Certified Public Accountant (CPA) e um Enrolled Agent (EA)?

 

Sim, os dois são diferentes em muitos aspectos, mas algumas pessoas têm dificuldade em distinguir entre um CPA e um EA.

 

O CPA tem um papel mais amplo, quando comparado a um EA. O Contador Público Certificado (CPA) deve ter um vasto conhecimento de contabilidade, auditoria, direito empresarial, finanças pessoais e impostos. Ao contrário, um Agente Registrado (EA) tem de estar bem informados sobre impostos, já que esta é a área de especialidade de um EA.

 

Outra diferença entre um CPA e um EA, é que o primeiro está credenciado para preparar e assinar demonstrativos financeiros, ao passo que um EA não goza deste direito. Ao contrário de um EA, um Certified Public Accountant pode, também, fazer auditorias em demonstrativos financeiros.

 

No que diz respeito à jurisdição, o CPA está sob a jurisdição do Estado. O CPA só pode atuar para os contribuintes dos estados especificados pela jurisdição onde sua licença foi emitida. A maioria dos estados tem seu Conselho Estadual de Contabilidade (Board of Accounting), que controla a emissão de licenças de CPA. Por outro lado, um EA pode praticar em qualquer estado, pois essa profissão é regulamentada pelo governo federal e autorizada pelo Departamento do Tesouro.

 

Outra diferença entre um CPA e um EA, é a sua educação e exames de conhecimento que são expostos. Um indivíduo deve ser graduado para prestar o exame de CPA. O exame de CPA compõe de quatro pastas: Auditoria e Certificação, Ambiente de Negócios e Conceitos, Contabilidade e demonstrativos Financeiros, e Regulamentos Federais e Estaduais.

 

Um indivíduo pode tornar-se um EA de duas maneiras, por ter trabalhado para o IRS por cinco anos ou mais, ou se prestar o Exame de Inscrição Especial, que consiste em três partes. A primeira parte consiste de perguntas sobre códigos de impostos para os indivíduos, a segunda parte em códigos fiscais para entidades empresariais, e a última parte sobre a Circular 230 (IRS – Regras da Prática do Profissional de Impostos) e sobre o Guia do Departamento do Tesouro.

 

Se você precisa manter sua contabilidade ou uma auditoria contábil, pessoal ou de sua empresa, um CPA seria o mais indicado.

Mas se o que você precisa é preparar sua declaração de impostos ou resolver uma disputa com o IRS sobre impostos devidos, o EA poderá ser sua melhor opção.

 

Lembre, impostos são leis, contabilidade é número.

 

Não importa o título que o profissional carregue antes de seu nome, o mais importante é que seja licenciado credenciado para a profissão.